31. Dê tempo para seus olhos se acostumarem
Vá devagar e com farol baixo até que seus olhos se acostumem com a escuridão ao sair de lugares muito iluminados. Fechar um dos olhos até chegar ao local escuro também ajuda, senão você estará dirigindo às cegas por uns dois quilômetros!
32. Domine a meia-volta
Pratique este retorno apertado até ficar bom. Ponha suas nádegas na beirada do banco no lado contrário à curva e deite a moto para dentro da curva, usando seu corpo como contrapeso enquanto gira em cima da roda traseira.
33. Quem colocou uma placa "PARE" no meio dessa subida?
Não entreem pânico. Use
o freio traseiro para manter a moto no lugar enquanto usa o acelerador e
embreagem para sair sem problemas.
34. Se parece escorregadio, então é mesmo!
Um trecho de chão suspeito pode ser só mais uma mancha. Manteiga? Cascalho? Óleo? Pode não ser nada, mas é melhor diminuir ANTES de pisar num sabãozão ouem nada.
Aqui vale um comentário importante: há poucos dias um colega
motociclista sofreu uma queda por causa de uma faixa pintada de preto na
Rodovia Fernão Dias (São Paulo-Belo Horizonte). O fato é que a
irresponsabilidade do pessoal que decidiu pintar as faixas no lugar de
QUEIMÁ-LAS COM FOGO levou a um grave acidente, que dessa vez por MUITA SORTE não
tirou a vida do motociclista. A aderência sobre TODAS AS FAIXAS é reduzida e
por isso um mínimo delas deve existir sobre a pista e as mesmas não podem estar
DISFARÇADAS à visão do condutor de qualquer veículo. Fica o alerta: NUNCA
TRAFEGUE sobre as faixas: Uma faixa branca da melhor qualidade tem em sua
composição milhares de microesferas de vidro altamente escorregadias
polvilhadas depois de aplicada a faixa em altíssima temperatura, tornando-a a
maior inimiga do motociclista (depois do administrador de vias de tráfego
irresponsável, é claro).
35. BUM! Estouro de pneu! E agora?
Sem movimentos bruscos. A moto não estará feliz, então se prepare para usar um pouco de músculos para manter a trajetória. Alivie o acelerador e use freio bem leve com a roda boa e vá procurando a melhor direção para sair da pista. Agora, pode voltar a respirar.
36. Pingos na viseira?
Começou a chover. O asfalto umedecido é muito mais escorregadio que depois de uma chuva tropical e você nunca sabe o quanto está liso. Use máxima concentração, cuidado e suavidade nos controles.
37. Emocionado?
Já dizia o velho ditado: "Quando a cabeça não pensa, o corpo é quem paga". As emoções são tão fortes quanto qualquer droga, então observe a você mesmo quando for sair. Se você está nervoso, triste, exausto ou ansioso, sente e conte até 10 mil.
38. Vista uma roupa
Ponha roupas que sirvam bem em você e ao tempo. Se você está muito frio ou muito quente ou brigando com uma jaqueta onde cabem dois de você, você já está em problemas.
39. Deixe seu iPodem casa
Você não vai ouvir o
caminhão de cimento a tempo se estiver ouvindo a banda "Calypso", a
única coisa que vai ficar atraente são seus fones de ouvido para o pessoal da
SALA DE CIRURGIA.
40. Aprenda a fazer desvios de emergência
Esteja pronto para fazer dois desvios de emergênciaem seguida. Desvie de
um obstáculo pela esquerda e logo em seguida de volta à sua trajetória
original. A moto vai seguir seus olhos, portanto olhe para o caminho e não para
os obstáculos. Pratique isso até que seja um reflexo normal, sem pensar.
Vá devagar e com farol baixo até que seus olhos se acostumem com a escuridão ao sair de lugares muito iluminados. Fechar um dos olhos até chegar ao local escuro também ajuda, senão você estará dirigindo às cegas por uns dois quilômetros!
32. Domine a meia-volta
Pratique este retorno apertado até ficar bom. Ponha suas nádegas na beirada do banco no lado contrário à curva e deite a moto para dentro da curva, usando seu corpo como contrapeso enquanto gira em cima da roda traseira.
33. Quem colocou uma placa "PARE" no meio dessa subida?
Não entre
34. Se parece escorregadio, então é mesmo!
Um trecho de chão suspeito pode ser só mais uma mancha. Manteiga? Cascalho? Óleo? Pode não ser nada, mas é melhor diminuir ANTES de pisar num sabãozão ou
Aqui
35. BUM! Estouro de pneu! E agora?
Sem movimentos bruscos. A moto não estará feliz, então se prepare para usar um pouco de músculos para manter a trajetória. Alivie o acelerador e use freio bem leve com a roda boa e vá procurando a melhor direção para sair da pista. Agora, pode voltar a respirar.
36. Pingos na viseira?
Começou a chover. O asfalto umedecido é muito mais escorregadio que depois de uma chuva tropical e você nunca sabe o quanto está liso. Use máxima concentração, cuidado e suavidade nos controles.
37. Emocionado?
Já dizia o velho ditado: "Quando a cabeça não pensa, o corpo é quem paga". As emoções são tão fortes quanto qualquer droga, então observe a você mesmo quando for sair. Se você está nervoso, triste, exausto ou ansioso, sente e conte até 10 mil.
38. Vista uma roupa
Ponha roupas que sirvam bem em você e ao tempo. Se você está muito frio ou muito quente ou brigando com uma jaqueta onde cabem dois de você, você já está em problemas.
39. Deixe seu iPod
Você
40. Aprenda a fazer desvios de emergência
Esteja pronto para fazer dois desvios de emergência
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