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sexta-feira, 14 de setembro de 2012




Venda e produção de motos caem mais de 15%
Publicação: 14 de Setembro de 2012

 São Paulo (AE) - As vendas de motocicletas somaram 170.868 unidades ao mercado brasileiro em agosto, baixa de 16,1% ante o total de 203.711 unidades vendidas em agosto do ano passado, mas uma alta de 97% sobre as 86.757 unidades de julho deste ano, informou ontem a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). A produção de motos chegou a 178.084 veículos, queda de 18,2% ante as 217.642 unidades de agosto de 2011 e alta de 134,8%, sobre as 75.837 unidades de julho.
Segundo a entidade, apesar da disparada nas vendas e na produção nos últimos dois meses, o mês de julho foi atípico, por conta das férias coletivas nas montadoras, que impactaram no desempenho do setor. As vendas de julho foram as piores desde dezembro de 2008 e a produção desde janeiro de 2009.
"A comparação entre agosto de julho deste ano não reflete a realidade do segmento de motocicletas no País. Os números continuam em queda com relação ao ano anterior, seja na análise mês a mês ou no acumulado do ano. Apesar desse crescimento em produção e vendas internas (para as concessionárias), de julho para agosto, as vendas ao consumidor final ainda estão estagnadas", afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.
Segundo publicou a TRIBUNA DO NORTE no dia 2 de setembro, o segmento, que se tornou cada vez mais popular pelas ruas da cidade, amarga crise. A culpa, dessa vez, é da restrição ao crédito, segundo representantes do setor. Com maior exigência na seleção dos credores  e cobrança de entradas mais poupudas e com prazo mais curto para pagamento, o consumidor tem adquirido menos o veículo de duas rodas.
A Abraciclo - que, no início do ano, estimava um crescimento de 5% - prevê um recuo de produção de 13%, até o final do ano, em relação a 2011, quando foram emplacadas  37.395 unidades, em todo país.
A restrição de crédito atinge o segmento de motos com mais força que a indústria de automóveis e comerciais leves devido a peculiaridade do público-alvo. Cerca de 85% é  formado por consumidores das classes C, D e E - que dependem ainda mais do financiamento para adquirir o bem. "Quase 80% das vendas de motocicletas ocorrem por meio de pagamentos parcelados de financiamentos ou consórcios", explica o diretor executivo da entidade, José Eduardo Gonçalves.
As vendas de motos ao consumidor final somaram 140.620 unidades em agosto, queda de 22,5% .
Fonte: Jornal Tribuna do Norte – 12/09/2012

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